ética spinoza

Ética segundo a ordem geométrica de Spinoza

Além de ser um dos livros mais completos sobre a filosofia de Baruch Spinoza. A Ética demonstrada Segundo a Ordem Geométrica, demonstra por meio de estruturas lógicas, a existência e o significado de Deus, a ideia de substância, alma, pensamento e razão. Desse modo, transformando Espinosa em um dos filósofos mais importantes da história como Nietzsche.

Nesse sentido e no contexto histórico que viveu seu autor, esse livro pode ser considerado um dos pilares da filosofia moderna com a pergunta pertinente: o que é ética? Por essa razão Spinoza, de origem judaica foi expulso da sua comunidade por causa das suas ideias. Logo, esse livro além de ambicioso encara também fortes críticas das concepções filosóficas mais tradicionais. Ou seja, a concepção e o entendimento do homem, de Deus e do universo.

Quem foi Baruch Spinoza?

Baruch Spinoza foi um filósofo Holandês, considerado um dos grandes racionalistas do século XVII, ao lado de Descartes e Pascal. Desse modo, suas reflexões possuíam uma profunda crítica sobre a visão clássica e ortodoxa da religião.

Spinoza

Por essa razão Spinoza foi excomungado e desterrado, além de a sua obra ser proibida e censurada em sua comunidade. Decerto a sua visão de mundo, da moral e da fé se aproximavam em grande parte ao panteísmo, ou seja, que deus é a natureza em sua essência.

Deus e natureza

Com um pensamento completamente controverso para a época que vivia, a ontologia de Spinoza postula que Deus é infinito. Desse modo ele existiria por si só sendo a única substância do universo. Nesse sentido só existe uma única substância no universo que é Deus.

deus spinoza

De certa forma o livro Etica segundo a ordem geométrica traz um conceito filosófico racionalista bastante concreto, exatamente pela maneia que foi escrito. Assim sendo o leitor poderá encontrar suas ideias demonstradas em proposições, axiomas, corolários e escólios que juntos formam um emaranhado de significados lógicos. Por essa razão, em um dos seus axiomas mais famosos Spinoza conclui que deus é a natureza em si como substância infinita e que todos somos uma parte dela.

O conhecimento segundo Spinoza

De fato as ideias filosóficas do deus de Spinoza nos considera finalmente como extensões de deus embora limita as nossas ações as nossas heranças genéticas. Desse modo Spinoza no seu livro abarca uma análise detalhada da composição do se humano. Nesse sentido buscava demonstrar como o homem faz parte da natureza, consequentemente de Deus.

Ademais o livro incita a ideia de que a mente humana, exatamente como deus, possui ideias das quais possuem sérias implicações éticas. Em primeiro lugar, implica que os seres humano não temos liberdade. Ou seja, em sua concepção nossa mente e eventos são ideias que existem das ideias que fluem de deus. Portanto, nossas ações e desejos são necessariamente determinadas, igualmente a outros eventos naturais.

Virtude e felicidade

Em suma a ideologia de Spinoza se acerva muitas vezes a escola estoica, que afirma que os acontecimentos do mundo não estão sobre nosso controle. Portanto, apenas a morte nos livraria da responsabilidade e pensar. Nesse sentido Spinoza afirma também em seu livro que o homem sábio é o homem livre e autônomo. Ou seja, o homem que está em harmonia com a natureza com o qual o seu conhecimento se aproxima mas de deus.

Portanto a virtude seria o caminho da felicidade, de fato a virtude significa viver de acordo com o entendimento. Logo nosso objetivo seria aumentar nosso conhecimento e compreensão da natureza. Também como a ideia de que a mene vive de acordo com o que ela acredita que seja bom para nós.